Precisamos confirmar sua idade para que você continue sua navegação.
A ABRABE, associação que reúne e representa todas as categorias de bebidas alcoólicas, tem como um de seus pilares promover uma relação responsável entre a sociedade e o consumo dessas bebidas. Reduzir o consumo nocivo de álcool é uma importante frente de trabalho da entidade, em linha com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, que tem em pauta como um de seus objetivos o Desenvolvimento Saudável.
Acreditamos que o excesso é prejudicial em qualquer situação, seja qual for o produto consumido. Por outro lado, se apreciada com consciência e moderação, a bebida ocupa um papel importante como integrante da cultura, da gastronomia e dos rituais de convívio entre as pessoas.
Na ABRABE, a disseminação de mensagens em prol do consumo consciente de bebidas alcoólicas se concentra na plataforma Sem Excesso. Desde 2011, o Sem Excesso orienta sobre a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, criando ações que levem à população informação, educação e conscientização sobre o assunto. As páginas da plataforma no Facebook e no Instagram contam postagens semanais sobre o assunto.
A ideia por trás de todas as iniciativas do Sem Excesso é que a bebida é um acompanhamento para diferentes ocasiões sociais, não a razão do convívio. Em um encontro com amigos, em uma refeição em família ou em uma data romântica, o que importa é desfrutar do momento. Quando a bebida vira o propósito de um determinado momento, desvirtua-se a razão da celebração.
O Sem Excesso já desenvolveu diversos projetos, como:
Parceria com o Chef Érick Jacquin
A fim de reunir a gastronomia e o universo das bebidas alcoólicas, em 2020 a ABRABE firmou parceria com o renomado chef Érick Jacquin para o projeto “Não seja a vergonha da celebración”. Em vídeos produzidos para as redes sociais da ABRABE e do Sem Excesso, Jacquin fala sobre o deleite de consumir sua bebida preferida como acompanhamento de uma boa refeição ou de uma ocasião agradável.
Segundo ele, o equilíbrio é o segredo para uma experiência bem-sucedida, tanto no universo da gastronomia quanto no das bebidas. Em suas próprias palavras, “O que vale é o momento, a bebida é um complemento”.
Moderação da porta para dentro
Durante a pandemia de COVID-19, quando os brasileiros se viram impelidos a manter o isolamento social e passar o maior tempo possível dentro de casa, a questão do consumo consciente de bebidas alcoólicas ganhou ainda mais importância.
As campanhas do Sem Excesso têm acompanhado o período, lembrando que, com ou sem pandemia, “existem hábitos que não precisam mudar e beber com moderação é um deles”.
Posts no Instagram e no Facebook reforçam a mensagem da moderação também dentro de casa, com dicas simples e eficazes, como intercalar a bebida alcoólica com água e optar pelo consumo acompanhado de uma refeição ou de petiscos.
Com a reabertura gradual de bares e restaurantes em várias regiões do Brasil, a plataforma Sem Excesso enfatiza aos consumidores que decidem voltar a frequentar esses estabelecimentos que no “novo normal” muita coisa mudou, mas a combinação de bebida alcoólica com direção continua sendo inaceitável.
Para fazer com que a mensagem alcance um público ainda maior, entidades de diversos segmentos se uniram à ABRABE na veiculação desses posts também em suas redes sociais.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo, icônico para as campanhas de conscientização da segurança no trânsito, também é um tema abordado pelas comunicações do Sem Excesso. Campanhas em parceria com entidades governamentais, blitzes educativas e distribuição de material informativo têm feito parte das ações da ABRABE, especialmente a partir de 2008, quando a Lei Seca instituiu a tolerância zero para o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas.
Em 2020, Maio teve uma cara um pouco diferente, com os bares e restaurantes fechados pela crise sanitária e menos carros nas ruas. Mas isso não reduziu, de forma alguma, a urgência da mensagem do Sem Excesso: se for dirigir, não beba nada de álcool. Nem uma dose, nem um copo, nem “um pouquinho”. Independentemente da Lei Seca, o bom senso e a responsabilidade pela própria vida e pela vida dos outros devem prevalecer.
Para lembrar a data neste ano, Cristiane Foja, Presidente-executiva da ABRABE, esteve com o Detran SP no programa Tamo Junto, da Rádio Capital, falando sobre a importância do Maio Amarelo, a necessidade da conscientização para as leis de trânsito e as iniciativas do Sem Excesso. Na ocasião, Cristiane fez questão de enfatizar a posição da ABRABE: álcool e volante não combinam em hipótese alguma.
Para toda a cadeia envolvida na produção e comercialização de bebidas alcoólicas, é crucial reconhecer que a bebida faz, sim, parte da cesta de consumo e do cotidiano do brasileiro, mas a relação com o produto sempre será ideal se contar com responsabilidade e equilíbrio.