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Em 1996, a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE assinou a criação da frase “Se Beber, Não Dirija” e, desde então, segue apoiando diversas iniciativas de conscientização sobre consumo responsável de bebida alcoólica e segurança no trânsito. Para marcar os 25 anos do slogan e reforçar a importância dessa mensagem, a associação lança agora a campanha #AmarelinhosVirtuais.
Criada pela Giusti, a iniciativa reúne um time de influenciadores com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de uma atitude responsável e que, definitivamente, bebida e direção não combinam. Eles vão literalmente vestir a camiseta da campanha, além de receberem outros itens como placas, apito e boné para se transformarem em verdadeiros agentes de trânsito, mas digitais. A ideia é que eles convoquem seus seguidores para espalharem a mensagem “Se Beber, Não Dirija” nas redes sociais e conscientizarem mais e mais pessoas.
Além de poder ser vista no Instagram dos influenciadores participantes, como Adriana Pino (@dripino), Bárbara Nogueira (@babnogueira), Bia Amorim (@biasommelier), Caio Branco (@caionareal04), Gabriel Santana (@gsantana.bar), Leandro Santos (@mussumalive) e Mau Villela (@maubeers), entre outros, a campanha #AmarelinhosVirtuais também será veiculada nas redes da ABRABE e do Sem Excesso (@sem_excesso), plataforma mantida pela associação justamente como ferramenta de diálogo sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas.
A campanha acontece ainda durante o Maio Amarelo, movimento também apoiado pela ABRABE, que tem como proposta colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a população, em uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, para debater sobre trânsito seguro.
“Se Beber, Não Dirija”
Criado pela ABRABE em 1996, o slogan nasceu em uma campanha educativa desenvolvida em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego e o Comando de Policiamento de Trânsito. A frase ficou gravada na lembrança dos brasileiros e foi adotada não só pelos órgãos públicos, que buscam promover a conscientização, mas também em campanhas publicitárias de anunciantes do próprio segmento de bebidas e outros universos. O slogan também conquistou seu espaço no universo digital, sendo adotado em posts, hashtags, memes e GIFs.