Bem-vindo!

Precisamos confirmar sua idade para que você continue sua navegação.

VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?

Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

Sala de Imprensa

Mês da criança: escolas de Curitiba ganham peças teatrais educativas com foco em práticas sustentáveis

São Paulo, outubro de 2017 – Para reforçar a importância da educação ambiental e presentear as crianças no mês delas, o Ecogesto – Uma atitude sustentável – inici{...}

Por Abrabe | 18h23 - 7 de novembro de 2017

São Paulo, outubro de 2017 – Para reforçar a importância da educação ambiental e presentear as crianças no mês delas, o Ecogesto – Uma atitude sustentável – iniciativa da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), promove ações teatrais em escolas de Curitiba com foco na educação ambiental e disseminação de práticas sustentáveis atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta ação faz parte de um projeto maior, que levará apoio para a melhoria da gestão e consequente aumento no volume de resíduo sólido arrecadado por duas cooperativas da capital: Curitiba Mais Limpa e Associar.

O projeto existente chega ao seu terceiro ano de atuação de forma pioneira no Brasil. É a primeira vez que a entidade assina um termo com um Governo de Estado para ações de logística reversa. Por meio desta iniciativa, o Ecogesto poderá ser levado a qualquer munício do estado do Paraná. Até então, as ações existentes se davam no âmbito municipal. O Termo de Compromisso foi firmado entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) e ABRABE.
As atividades do ECOGESTO incluem duas frentes de trabalho. A primeira, promove educação ambiental junto à população, de forma a difundir a conscientização e incentivar o descarte consciente de resíduos sólidos. A segunda apoia cooperativas de catadores de recicláveis, contemplando acompanhamento, doação de equipamentos, orientação e capacitação que devem contribuir para potencializar o seu desenvolvimento e dos cooperados nos aspectos sócio ambiental e econômico, melhorando a gestão e consequente aumentando o volume de resíduo sólido coletado.
A exemplo do que já foi realizado nas cidades de São Paulo e Boituva (SP), as escolas de educação infantil de Curitiba contarão com apresentação de peças teatrais sobre a importância da reciclagem, ressaltando que o meio ambiente depende muito da forma de atuação da geração atual para o equilíbrio das gerações futuras.

A ação acontece a partir da segunda semana de outubro e vai até o final do mês. No total, serão quatro dias de atividades com dez apresentações. Ao término de cada peça, professores e alunos de 1º ao 4º ganham cartilhas que contém os principais conceitos da PNRS como a apresentação dos agentes envolvidos no

processo; orientações para motivar o descarte correto de resíduos sólidos; sugestões didáticas vinculadas aos Parâmetros Curriculares Nacionais, atividades lúdicas e referências bibliográficas para auxiliar o trabalho do professor com o tema em sala de aula.

“Vimos a necessidade de um material que ajudasse os professores a ampliar bons hábitos ambientais. A Política Nacional de Resíduos é complexa e envolve todos os elos da cadeia produtiva, incluindo o consumidor final. Por isso, é preciso educar o cidadão desde a infância para o descarte correto de resíduos sólidos. Orientando os filhos, chegamos aos pais e, consequentemente, toda a sociedade”, explica o presidente da ABRABE, José Augusto Rodrigues da Silva.

O material foi idealizado pela escritora Januária Cristina Alves, mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicação Social da Universidade de S. Paulo (ECA/USP); especialista em Ação Cultural com crianças e jovens pela ECA/USP e especialista em Infoeducação pela ECA/USP

O Ecogesto foi criado para atender a PNRS por meio de três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Em seu terceiro ano de atuação, o Ecogesto já desenvolveu várias ações em prol da causa ambiental, dentre eles o lançamento, em Boituva, do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), para facilitar o descarte de resíduos por parte da população, especialmente dos bairros do entorno, além do apoio à cooperativa local, a Coopera Boituva e ações de educação com alunos da rede municipal de ensino. Em São Paulo, já são três as cooperativas que recebem orientação para gestão de resíduos: Coopercaps, Sem Fronteiras e Coperglicério.

Ficha técnica:
Gestos que mudam o Mundo
Educação ambiental – Estudo e ensino
Almanaques do Professor e Aluno
Produção: Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE
Coordenação editorial: Januária Cristina Alves e Marcello Araújo
Redação, edição e pesquisa: Januária Cristina Alves
Projeto Gráfico e Edição de arte: Marcello Araújo
Ilustrações: Cris Eich
Revisão: Catarina Bollos e Larissa Arrais
Coordenação geral: MSLGROUP ANDREOLI

Sobre a ABRABE
A Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE – é uma organização de âmbito nacional representativa do setor de bebidas, que reúne produtores, representantes, importadores e exportadores de cachaça, vinho, destilados, cervejas e energéticos, entre dezenas de outras categorias. São, atualmente, 40 empresas associadas, que representam a grande maioria do mercado e detêm as principais marcas de bebidas nacionais e mundiais. Um dos objetivos da entidade é fazer com que as empresas associadas tenham um compromisso permanente com a postura responsável sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

Sobre o Ecogesto
O ECOGESTO – Uma atitude sustentável é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O programa atua nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. A iniciativa reforça o comprometimento da ABRABE com a responsabilidade sócio ambiental e propõe a prática de hábitos de consumo sustentável para propiciar o incentivo à reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos. As atividades do ECOGESTO incluem duas frentes de trabalho. Na primeira, tem-se o apoio às cooperativas e/ou associações de catadores de recicláveis. O Ecogesto ainda contempla a instalação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV’s). Em outra frente, o ECOGESTO promove educação ambiental junto à população, de forma a difundir a conscientização e incentivar o descarte consciente de resíduos sólidos.

Informações para a Imprensa: MSLGROUP Andreoli
Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322
Jéssica Medeiros – jessica.medeiros@mslgroup.com – (11) 3169-9363
Leandro Bornacki – leandro.bornacki@mslgroup.com – (11) 3169-9359