Precisamos confirmar sua idade para que você continue sua navegação.
Diversos setores sofrem as consequências da redução da atividade econômica causada pela quarentena. Bares, restaurantes e casas noturnas estão entre os estabelecimentos mais afeta{...}
Diversos setores sofrem as consequências da redução da atividade econômica causada pela quarentena. Bares, restaurantes e casas noturnas estão entre os estabelecimentos mais afetados, já que estão proibidos de abrir as portas devido ao isolamento social. O segmento é responsável por mais de 61% da venda de bebidas alcoólicas, de acordo com pesquisa da Associação realizada em parceria com a KPMG em 2019.
Para apoiar financeiramente estabelecimentos parceiros, empresas associadas à ABRABE vêm desenvolvendo ações de engajamento junto aos consumidores durante a pandemia. Conheça algumas delas:
A Beam Suntory, por meio da marca Jim Beam, é uma das parceiras do movimento GGG – Gentileza Gera Gentileza, criado pela crítica de gastronomia Alexandra Forbes e chefs de cozinha. O objetivo do GGG é manter a viabilidade econômica de bares, restaurantes e cafés por meio da venda de vales-presente de R$ 150 que poderão ser usados a partir de 01 de outubro. Os restaurantes podem se cadastrar no app da Start Pay.
A Campari concentra suas ações na página Campari Academy BR no Instagram. Focado no relacionamento com bartenders, parte dos conteúdos, como seminários sobre gestão e educação financeira, é voltado ao aperfeiçoamento desses profissionais.
Outra iniciativa, o Balcão Virtual, aproxima os bares de seus clientes por meio dos bartenders. Em transmissões ao vivo, profissionais dão dicas sobre como preparar drinks em casa e revelam curiosidades do mundo da bebida. Com uma programação diversificada e interativa, o Balcão Virtual pretende engajar consumidores e criar um fundo de apoio financeiro a estabelecimentos parceiros, como Liz Cocktail&Co, Caulí Lounge Bar, 081 drink bar, Fortunato Bar e movimento Juntos somos mais fortes. As contribuições serão coletadas pelo site Catarse. Quem colaborar ainda pode ser presenteado com vouchers de drinks para serem utilizados após a quarentena.
O grupo também lançou no Brasil a plataforma Família Campari, que reúne diversos conteúdos, ações e ferramentas que ajudam na retomada sustentável do segmento. A iniciativa faz parte de uma estratégia global da companhia, chamada Shaken Not Broken, criada para apoiar clientes e parceiros.
Entre os destaques da plataforma está a função marketplace, que permite que os consumidores encontrem os bares em que gostariam de fazer pedidos de drinks por delivery de acordo com suas preferências e localização. Os donos de bares, ao cadastrarem o estabelecimento, aumentam sua exposição e os potenciais clientes. Já foram 70 clientes ativados e mais de 18 mil drinks vendidos.
Outra iniciativa da Campari é o Bartender Amigo que inclui apoio aos profissionais da área por meio de doações.
A Chandon doará mais de 2.500 garrafas a estabelecimentos parceiros durante o período de pandemia. A ação solidária, batizada de #ShareTheLove, funciona assim: para cada Chandon comprada para consumo em casa nos restaurantes selecionados, a empresa viabilizará cinco pratos de comida por meio da ONG Banco de Alimentos. mais A relação dos mais de 50 restaurantes participantes pode ser encontrada em www.chandon.com.br/celebre/share-the-love.
A Diageo abriu, em maio, um fundo de R$ 450 mil de apoio aos bartenders com parte do lucro obtido no e-commerce The Bar. Nessa ação, foram promovidos cursos on-line remunerados em R$ 200, beneficiando 2.250 pessoas.
A companhia iniciou, em junho, o Movimento Pró-Bar, que doou R$ 15 milhões para a recuperação de bares e restaurantes no Brasil, contemplando São Paulo e outras cidades. Os recursos serão utilizados para suprir esses estabelecimentos com materiais e equipamentos de sanitização, bem como apoio tecnológico. A iniciativa vai oferecer ainda acesso gratuito a treinamentos e suporte on-line por meio do Diageo Bar Academy.
A Heineken lançou o Brinde do Bem, iniciativa de ajuda a bares por meio da venda online de vouchers com valores pré-definidos, que podem ser usados pelos consumidores ao fim da quarentena. Para apoiar os estabelecimentos, a Heineken irá dobrar o valor de cada voucher vendido. A iniciativa conta também com o apoio do Grupo Campari. Saiba como colaborar em brindedobem.abacashi.com.
Em outra parceria com o Hospital Albert Einstein, o Grupo Heineken criou um aplicativo que guia os donos de bares e restaurantes no processo de reabertura. A plataforma conta com 15 módulos de conteúdo, entre vídeos e podcasts. A iniciativa deve alcançar cerca de 17 mil bares, com capacidade de 35 mil usuários únicos. Ao final da capacitação eletrônica, o bar ou restaurante deve receber um selo de segurança do Hospital Albert Einstein.
Promover ações rápidas e assertivas têm sido a tônica das associadas à ABRABE durante a pandemia. Vale lembrar que o setor continua incentivando o consumo responsável de bebidas alcoólicas, inclusive durante o isolamento social.
A Pernod Ricard, dona das marcas Absolut, Ballantine’s e Chivas, lançou em português o curso “The Bar World of Tomorrow” para bartenders e donos de bares. As inscrições e o curso são totalmente grátis. No total, são 12 módulos e é preciso ter mais de 18 anos para participar. A quantidade de vagas é ilimitada.
O objetivo da empresa é trazer aspectos sobre o futuro do setor de bares e restaurantes, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. Todo o conteúdo foi desenvolvido pela Pernod Ricard juntamente com a Trash Tiki, consultoria sustentável para bares e restaurantes, e com a Associação Sustentável de Restaurantes.